A Google (Android Auto) e a Apple (CarPlay), para além da luta já existente no que diz respeito a smartphones, têm vindo a focar-se numa luta para controlar o sistema de infotainment do seu carro. É algo que provavelmente nem sabia, já que os fabricantes automóveis preferem que os condutores usem os seus próprios sistemas, mas a verdade é que estas duas gigantes têm vindo a oferecer alternativas que, muitas vezes, são melhores e mais intuitivas que as que vêm instaladas por defeito.

Nesta caso, vamos focar-nos no Android Auto.

Mas afinal, o que é o Android Auto?

O Android Auto foi desenvolvido pela gigante Americana Google, com o objectivo de incentivar os condutores a manterem os seus olhos na estrada e as mãos no volante, minimizando assim das distrações na estrada e, consequentemente, aumentando a segurança na estrada.

Para que possamos correr Android Auto no nosso carro, temos que ter um smartphone com Android e um veículo compatível com a tecnologia. Depois disso, os recursos que nós tanto gostamos do nosso Smartphone, passam a estar disponíveis no ecrã do nosso carro, com uma interface familiar e bastante simples de utilizar.

O melhor que o Android Auto tem para oferecer, é o facto de conseguirmos ter os mapas do Google Maps ou até mesmo do Waze no ecrã do nosso carro, acabando assim com a necessidade de pagar actualizações de mapas à marca, ou estar dependente de mapas não actualizados. Melhor ainda, ter acesso às condições de trânsito em tempo real, funcionalidade que estas duas aplicações nos são capazes de oferecer.

Para além disto tudo, é claro que existe uma aplicação de telefone e, melhor ainda, uma série de aplicações de podcast e música para desfrutar de uma viagem mais animada.

De forma a manter os condutores com as mãos no voltante, a Google implementou também os comandos “Ok Google”, permitindo assim controlar toda a plataforma com os comandos de voz. No entanto, e como estamos em Portugal, para variar é um serviço que ainda não funciona no nosso país. Aliás, a verdade é que o Android Auto nem está disponível em Portugal, apesar de já o podermos utilizar (explicado à frente).

No entanto, um contra que o Android Auto tem, é a ausência de controlo sobre os comandos do carro. Quer isto dizer que sempre que o condutor necessitar de controlar o ar condicionado, mudar estação de rádio ou até alterar alguma configuração do carro, terá sempre que sair do Android Auto e aceder ao sistema de infotainment pré instalado. Para ultrapassar este problema, a Google tem vindo a trabalhar com as marcas em sistemas de infotainment melhorados, com o intuito de oferecer todas as funcionalidades num único local.

Como instalar o Android Auto?

Como disse anteriormente, o Android Auto ainda não se encontra disponível em Portugal. Isto significa que a maior parte dos comandos de voz ainda não deverá funcionar correctamente e, além disso, a aplicação não estará disponível para instalação na PlayStore.

No entanto, apesar disso tudo, é possível utilizar a aplicação sem problema. Os comandos de voz não poderão ser usados de forma correcta, mas podemos instalar a aplicação à mesma. Para isso, existem duas formas diferentes que passamos a explicar abaixo.

Apk Mirror

Esta solução consiste em fazer o download da aplicação através do site da APK Mirror. Após fazer o download, ao instalar a aplicação é necessário permitir a instalação de aplicações de fontes desconhecidas. Na prática, apesar de aplicação ser da Google, ela não é proveniente da PlayStore, pelo que é necessário dar essa autorização especial.

Aptoide

A Aptoide é uma loja de aplicações alternativa à Google PlayStore. No entanto, também continua a ser necessário dar permissões para instalar aplicações de fontes desconhecidas.

Para utilizar a Aptoide, é necessário primeiro instalar a aplicação Aptoide (através do site oficial). Depois disso, é só procurar por Android Auto na store e proceder à instalação da aplicação.

Como usar Android Auto?

Agora é só ligar o telemóvel ao carro através do cabo USB. Se o equipamento for suportado, assim como o seu automóvel, é apenas seguir as instruções que vão aparecendo nos dois ecrãs (carro e telemóvel). Todo o processo é muito intuitivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × two =