O CUPRA Ateca foi o primeiro veículo lançado com a nova marca de performance da SEAT, procurando aliar a performance a uma gama de veículos com uma grande procura no mercado, os SUV. A junção de precisão, dinâmica, sentido prático e design sedutor, tornou o CUPRA Ateca numa proposta muito interessante, sendo que agora recebe uma série de melhorias para reforçar a sua posição no mercado de SUV premium e desportivo.

No que diz respeito às alterações, e começando pelo exterior, o CUPRA Ateca 2020 apresenta-se maior (mais 10mm de comprimento) devido aos novos para-choques. Estes apresentam-se agora mais agressivos graças às novas aberturas, o que em conjunto com a grelha superior em cromado escuro, confere uma aparência muito mais agressiva ao modelo. Apesar de o modelo se apresentar agora mais comprido, a distância entre eixos não sofreu qualquer mudança, mantendo-se nos 2630mm.

Existe também um novo desenho de jantes. Com 19”, apresentam-se com um acabamento em preto e prata, havendo, no entanto, a possibilidade de optar por um acabamento em cobre.

O grupo ótico foi agora melhorado, sendo que tanto à frente como atrás a iluminação é totalmente LED. Nos farolins traseiros, os indicadores de mudança são dinâmicos.

Na traseira, o destaque vai para o novo para-choques, que tem espaço para as quatro saídas de escape junto ao difusor.

Quando abrimos a porta, o visual desportivo salta bem à vista. As soleiras da porta são iluminadas, os bancos desportivos são em Alcantara, assim como o volante. No habitáculo é possível encontrar vários elementos em Cobre e Alumínio escurecido, sendo que o Digital Cockpit com um ecrã de 10.25 polegadas mostra que este não é um modelo que deixou a tecnologia para trás.

CUPRA ATECA: desportivo com muita tecnologia

O Digital Cockpit com 10.25 polegadas é um dos pontos que mostram que a CUPRA não deixou para trás a tecnologia. Ao centro, acrescentou um ecrã de 9.2” para navegação, multimédia e conectividade, sendo que não deixou esquecido a ligação Android Auto e Apple CarPlay, cada vez mais essenciais nos dias que correm. Para que o telemóvel esteja sempre carregado, o CUPRA Ateca tem também carregamento sem fios (por indução).

A marca adianta também que foram introduzidos comandos de voz no carro, o que permite a interação com o sistema de infotainment. Nada que outros modelos não tenham como oferta também mas, aqui a grande diferença, está na possibilidade de download de uma série de aplicações para controlo de eletrodomésticos em casa, num conceito de “smart home”. Não sabemos bem como irá funcionar esta tecnologia, mas esperamos vir a ter mais informações no futuro.

A conetividade fica a cargo de um cartão eSIM, permitindo assim as ligações entre as aplicações e os serviços digitais de uma forma bastante simples. A cargo deste cartão, ficam também as comunicações de emergência que permitem enviar uma série de informação relevante para os serviços de emergência: localização GPS, motorização e número de ocupantes do veículo.

Motorização não mexe, mas há nova dinâmica

O novo CUPRA Ateca mantém exatamente o mesmo motor: 2.0 TSI com 300cv de potência e um binário de 400Nm. A caixa é de dupla embraiagem e de sete velocidades. A nível de performance, estamos a falar de uma velocidade máxima de 247km/h, sendo que atinge os 100km/h em 4,9 segundos, valores bastante interessantes, ainda para mais para um SUV.

Mas é na dinâmica que o CUPRA Ateca traz novidades. O chassis foi melhorado, com melhorias também na direção e para a resposta do acelerador. A marca assegura que, a melhoria destes pontos, permitem agora mais agilidade para o SUV, assim como um melhor feedback para os condutores.

O sistema de travagem também tem novidades, sendo que é possível optar por discos de travão de 17 (de série) ou de 18 polegadas, fornecidos pela Brembo.

O CUPRA Ateca consegue ainda adaptar-se consoante o estilo de condução e a tração, tendo sempre em conta os dados de ângulo de direção e aceleração ou travagem. Para além disso, a suspensão adaptativa consegue reagir em milésimos de segundo às condições do piso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − 8 =