Sabia que quando circula a 80km/h está a percorrer mais de 22 metros por segundo? Dependendo do contexto em que se circula, muitas vezes os condutores podem não ter tempo para se aperceberem de todos os perigos que existem à sua volta. Por isso mesmo os construtores automóveis têm vindo a equipar os seus modelos com uma série de equipamentos de segurança, sendo que o DS Night Vision é um deles. Este sistema da DS, implementado no DS 7 Crossback, permite que o condutor tenha uma maior visibilidade num ambiente noturno, tipicamente quando as condições de visibilidade são inferiores e o perigo é ainda maior.

O DS Night Vision é uma tecnologia exclusiva da DS Automobiles, sendo que é possível graças a uma câmara de infravermelhos colocada na grelha do DS 7 Crossback. Esta câmara é responsável por transmitir a imagem a um equipamento de inteligência artificial que, independentemente da velocidade a que o carro circule, é capaz de analisar cada movimento em tempo real. O sistema de Inteligência Artificial é responsável por interpretar o comportamento de peões e de animais até uma distância máxima de 100 metros, seja na faixa de rodagem, seja ao redor da estrada. Depois disso, a imagem é transmitida com o grande ecrã digital que se encontra na frente do condutor, com os perigos a serem sinalizados num quadrado a amarelo ou vermelho, consoante o nível de alerta. Também outros sinais sonoros e visuais são usados para alertar o condutor e fazê-lo reagir.

Este é um sistema de alta relevância e que não existe, actualmente, em mais nenhum veículo da gama. Basta pensarmos nas ruas mal iluminadas e nos animais que se podem atravessar nas estradas. Ou até mesmo nas pessoas que circulam nos passeios e que, distraídas, se possam atirar para a frente de um carro. Ou então, o mais imprevisível, uma criança correr para o meio da estrada sem que nada o preveja. Este sistema da DS permite que os condutores do DS 7 Crossback estejam sempre mais capazes de reagir a estas adversidades.

De notar que o sistema é extremamente inteligente para se desactivar e ignorar alertas quando o carro se encontra parado. Quando em andamento, o sistema não age sobre os comandos do carro, sendo que o condutor terá sempre que responder aos alertas visuais e sonoros que o carro irá imitir. No caso de não reagir, já será o sistema de travagem de emergência que irá actuar, sistema esse que funciona entre os 5 e os 85 km/h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

five × five =