Suíça, Holanda, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Itália são os países europeus que se renderam aos veículos elétricos da Hyundai, estando a recorrer aos mesmos para reforçar as suas frotas. Entre as crescentes preocupações ambientais e a poluição nos centros das cidades, também o facto de ser uma solução atrativa a nível da poupança em combustível e manutenção, tem vindo a tornar os automóveis elétricos como uma solução cada vez mais atrativa para o policiamento das cidades. No entanto, não são apenas os totalmente elétricos a chamar a atenção das forças policiais, sendo que as soluções a hidrogénio também aparecem nas escolhas.

Hyundai KAUAI Electric: a principal escolha

Conhecido no estrangeiro como Hyundai Kona Electric, este modelo é um SUV 100% elétrico. Tem sido o principal escolhido para a frota das policias em países como a Suíça, Holanda, Espanha e Reino Unido.

No caso da Suíça, a força policial do cantão de St. Gallen adquiriu 13 unidades do Kauai Electric durante o ano passado. O objetivo passava por efetuar a transição para uma mobilidade mais ecológica e por reduzir o ruído no cantão. Entre os vários elétricos que foram avaliados, o Hyundai foi o que conseguiu cumprir com todos os rigorosos requisitos: potência superior a 100kW, autonomia superior a 400km, custo de aquisição inferior a 50.000 francos suíços e disponibilidade.

Na Holanda, a escolha também tem recaído sobre este modelo, sendo que para já as forças policiais ainda se encontram a fazer testes à aptidão do veículo. Até agora, a escolha parece satisfazer os requisitos das forças de segurança: autonomia e carregamento rápido são os pontos mais importantes. Para a polícia holandesa, a mudança para a mobilidade elétrica prende-se com motivos ecológicos e com a possibilidade de usar o carro como veículo de vigilância. Com um carro silencioso, facilmente conseguem vigiar criminosos sem ser detetados.

Em Espanha o KAUAI Electric pode ser encontrado nas ruas de Valência, seja nas versões de 39 ou de 64 kW. No caso do Reino Unido, a entrada em circulação deu-se pela polícia de Sussex, sendo que a polícia do Norte do País de Gales também já tem um Hyundai KAUAI Electric em circulação. Adicionalmente, a polícia de Hampshire encomendou nove unidades deste modelo para a sua frota.

O hidrogénio também tem lugar: NEXO

A segunda geração do veículo fuel cell da Hyundai, o NEXO, está a ser utilizado pelas forças policiais de Inglaterra e, mais recentemente, também da Alemanha. Em Inglaterra, é a polícia de Surrey, no sudoeste de Inglaterra, que tem um NEXO na sua frota. Na Alemanha, é a força polciial de Osnabruck que faz circular um Hyundai NEXO, tornando a sua mobilidade mais verde.

Em Itália, a polícia de Bolzano está a utilizador o ix35 fuel cell, o antecessor do NEXO, como carro de patrulha. Mais recentemente, adicionaram à frota um NEXO para poderem patrulhar, sem emissões, a poluída autoestrada de Brenner.

No caso do Nexo, as pilhas de combustível são alimentadas somente a hidrogénio sendo que as emissões se resumem apenas a vapor de água. A vantagem desta tecnologia para as polícias que a escolheram, é o facto de um reduzido tempo de reabastecimento permitir até 666km de autonomia.

O primeiro de todos: Hyundai IONIQ

O Hyundai IONIQ foi o primeiro elétrico da marca Coreana. Apareceu com três motorizações diferentes: Hybrid, Plugin-Hybrid e Electric. Hoje em dia, este conhecido modelo encontra-se com as forças policiais de Guadalete e Bilbau, em Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × four =