O Kia EV6 chega ao mercado aumentando assim o leque de veículos elétricos da marca Coreana. Fica a promessa de grande autonomia, carregamentos ultrarrápidos e um design marcante que o irá distinguir dos SUVs atualmente existentes no mercado. Para além disso, este é o primeiro modelo da marca que se baseia na nova plataforma específica para veículos elétricos (BEV).

Lançado com base num novo design da marca – “opostos unidos” – procura demarcar-se dos outros veículos elétricos com um design futurista, que decerto que irá deixar a sua marca nas estradas por onde passar. Mas a grande novidade neste modelo, é mesmo a capacidade de carregamento de 10 para 80% em apenas 18 minutos.

A nível de desempenho, os números não mentem: na versão GT, desenhada para inspirar os entusiadas da condução mais desportiva, o Kia EV6 irá oferecer uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 3,5 segundos, assim como uma velocidade máxima de 260km/h.

Este será o primeiro modelo a utilizar a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), uma aposta da marca na transição para a nova era de eletrificação. “Movement that inspires” é a assinatura da marca para esta estratégia de médio-longo prazo da Kia para os elétricos (BEV), plugin-in híbridos (PHEV) e híbridos eletrificados (HEV) que tem como objetivo fazer com que estes representem 40% do total de vendas da marca até 2040, isto com um total de 1,6 milhões de unidades vendidas por ano. No caso específico dos BEV, a Kia pretende chegar às 800.000 viaturas vendidas até 2030. Para isso, irá lançar 11 BEV até 2026, sete deles baseados nesta plataforma E-GMP, com os restantes a serem derivados de modelos já existentes.

“O EV6 corporiza a nova Kia. Nasceu para inspirar cada viagem, através de design ousado, engenharia evolutiva, tecnologias inovadoras e performance elétrica entusiasmante. Trata-se de um modelo que marca o início do compromisso de longo prazo da Kia para com a mobilidade sustentável, acelerando a transição para as zero emissões não apenas no transporte, mas também nos produtos, materiais e produção.” – Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia

Kia EV6 – grande autonomia e tração integral

O Kia EV6 vai apresentar-se com várias configurações de motorização elétrica, isto incluindo opções de grande autonomia ou de média autonomia (77,4 kWh e 58,0 kWh respetivamente). O EV6 GT-Line estará disponível com bateria de grande e média autonomia, enquanto que o EV6 GT irá contar apenas com bateria de grande autonomia. Este último, será igualmente o primeiro modelo da Kia a estar disponível com opções de tração a duas ou quatro rodas, sendo que a última irá oferecer uma capacidade dinâmica melhorada, mesmo nas condições mais desafiantes.

No caso do Kia EV6 com tração a duas rodas (2WD) e com 77,4 kWh de bateria, a autonomia será de 510 quilómetros com um único carregamento, isto medido em ciclos WLTP. Nesta versão, o binário disponível será de 605Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. Neste caso, o motor elétrico é de 168 kW (ou 229cv), sendo que e a tração é às rodas traseiras. Quando se passa para as versões AWD, passamos a ter disponíveis dois motores (para as rodas traseiras e dianteiras), que oferecem um total de 239 kW (ou 325cv).

Para a bateria de média autonomia (58,0 kWh), o KIA EV6 irá demorar 6,2 segundos a chegar aos 100 km/h, beneficiando de um binário máximo de 605Nm na versão AWD. Neste caso, estamos na presença de dois motores elétricos (um para cada eixo) que oferecem uma potência combinada de 173 kW (ou 235cv), enquanto que nas versões de tração às duas rodas, o motor encontra-se no eixo traseiro e conta com uma potência de 125 kW.

No que diz respeito a carregamentos, o Kia EV6 irá contar com duas capacidades de carregamento, sem qualquer necessidade de adaptadores ou outro tipo de componentes adicionais: 800V e 400V. Os carregamentos serão mesmo bastante rápidos, e a Kia aponta para 18 minutos em cargas de 10% a 80%, ou carregamentos de quatro minutos e meio para 100km de autonomia, isto para a versão 2WD e bateria de 77,4 kWh.

Este novo Kia EV6 vem também equipado com uma Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU), sendo assim possível utilizar a energia armazenada na bateria do veículo para alimentar outros dispositivos elétricos. Esta função “vehicle-to-load” (V2L ou “veículo para carregamento), irá também permitir carregar outros carros elétricos se necessário.

Tecnologia a bordo

No interior do Kia EV6, será possível encontrar dois ecrãs curvos de 12” com uma nova estrutura e tecnologia avançada de forma a diminuir o impacto da luz. Estes dois ecrãs irão estar ligados de tal forma que parece que estaremos na presenta de um único elemento, estendendo-se desde o volante até meio do tablier. Em frente do condutor irá ser apresentado o painel de instrumentos digital, enquanto que por cima da consola central irá estar o sistema de infotainment.

O EV6 também disponibiliza um ecrã heads-up display com realidade aumentada, que irá ser capaz de mostrar as informações de condução na parte de baixo do vidro da frente, na linha de visão do condutor. Este heads-up display irá disponibilizar informações relativas à velocidade sistemas avançados de assistência ao condutor e informações de navegação.

Galeria de Imagens

Características Kia EV6

Dimensões

(Modelo europeu)

EV6

EV6 GT-Line

EV6 GT

Distância entre eixos

2900 mm

2900 mm

2900 mm

Comprimento

4680 mm

4695 mm

4695 mm

Largura

1880 mm

1890 mm

1890 mm

Altura

1550 mm

1550 mm

1545 mm

Carga

Espaço na bagageira

*EV6 / EV6 GT-line

520 l

1300 l (*com os bancos da segunda fila totalmente rebatidos)

Bagageira dianteira

 

Modelos exceto América do Norte: 52 l (2WD) ou 20 l (AWD)

*Modelo para a América do Norte: 20 l (AWD e 2WD)

Performance

Plataforma

Plataforma Modular Global Elétrica

EV6

 

EV6

GT-line

Grande autonomia

Bateria de 77,4 kWh

AWD

Potência

239 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

605 Nm (dianteira e traseira combinadas)

2WD

Potência

168 kW traseira

Binário

350 Nm traseira

Autonomia normal

Bateria de 58,0 kWh

AWD

Potência

173 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

605 Nm (dianteira e traseira combinadas)

 

2WD

Potência

125 kW traseira

 

Binário

 

350 Nm traseira

EV6

GT

Grande autonomia

Bateria de 77,4 kWh

AWD

Potência

430 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

740 Nm (dianteira e traseira combinadas)

Funções

Infraestrutura de carregamento suportada

400 V e 800 V (sem necessidade de adaptadores adicionais)

 

Carregamento ultrarrápido (800 V)

De 10 a 80% em 18 minutos de carregamento

100 km de autonomia (WLTP) em 4,5 minutos de carregamento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + 2 =