O LF-Z Electrified é o mais recente protótipo da Lexus que nos permite ter uma visão daquilo que será o futuro da marca. E tal como o próprio nome indica, um futuro cada vez mais elétrico.

Desde 2005 que a Lexus tem vindo a dar pequenos passos rumo à eletrificação. Foi nesse ano que nos deu a conhecer o RX 400h, o seu primeiro híbrido, sendo que desde então já vendeu cerca de dois milhões de veículos eletrificados. No entanto, agora os planos não se ficam apenas pela tecnologia híbrida, mas sim em reforçar com híbridos plug-in e fazer uma aposta nos 100% elétricos.

Os planos para esta aposta estão bem delineados: até ao final de 2025, a Lexus irá apresentar 20 modelos (novos e renovados), sendo que mais de metade serão totalmente elétricos, híbridos ou plug-in híbridos. Nestes modelos, serão implementadas muitas das tecnologias apresentadas no LF-Z Electrified.

Uma visão do LF-Z Electrified

Apesar da Lexus já ter um modelo totalmente elétrico no mercado (UX300e), este concept baseia-se numa nova plataforma totalmente nova. Na verdade, o UX300e baseava-se numa adaptação de uma plataforma para veículos a combustão.

Com dimensões bastante generosas (4,88 de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,60m de altura), o LF-Z Electrified apresenta-se como um Crossover com traços de um coupé. Um design que será bastante apelativo e de acordo com as preferências dos condutores.

Relativamente ao design exterior, as linhas apresentam-se bastante futuristas, mas sem criar um choque desnecessário e que tantas vezes vemos as marcas a fazer. Na frente a ausência de grelha frontal indica-nos que estamos na presença de um carro elétrico, enquanto que na traseira é o novo lettering a informar-nos disso mesmo. Os grupos óticos são estreitos, tanto à frente como atrás, sendo que na traseira é formada uma linha horizontal em toda a largura do carro. Destaque ainda para a linha no tejadilho que integra uma luz adicional.

No interior, destaque para as novas linhas de design a que a Lexus chama de cockpit Tazuna. Este é um design muito minimalista, mas que ao mesmo tempo mostra linhas e formas bastante expressivas. Segundo a Lexus, este conceito inspira-se na relação entre cavalo e cavaleiro, algo que a própria Mazda já tinha definido também para os seus modelos.

Os interiores apresentados no LF-Z Electrified, segundo a Lexus, deverão influenciar os interiores dos próximos modelos, nomeadamente no que diz respeito à disposição dos vários elementos para o condutor. Na prática, tanto o heads-up display como o painel de instrumentos e ecrã de infotainment, irão estar concentrados num único módulo que estará agrupado em torno do volante, permitindo assim o rápido e fácil acesso à informação por parte do condutor.

E já que falamos em tecnologia, este concept promete também inteligência artificial para os próximos modelos da marca, de forma a que estes possam aprender com os comportamentos e preferências dos condutores.

E não é por ser um concept que a Lexus esconde alguns detalhes referentes à capacidade de bateria e motores instalados. Com uma bateria de 90 kWh, este modelo deverá garantir uma autonomia até 600 km (WLTP), sendo que os 100 km/h serão atingidos em 3 segundos e a velocidade máxima será de 200 km/h. Tudo isto será possível graças ao motor elétrico montado na traseira que será capaz de gerar 400 kW de potência (ou 544cv) e um binário de 700Nm. O carregamento poderá ser feito até 150 kW, e as baterias terão método de arrefecimento líquido.

O LF-Z Electrified irá contar com sistema de tração às 4 rodas graças à tecnologia DIRECT4. Esta mesma tecnologia permite, no entanto, transformar este modelo em tração a 2 rodas, sendo possível optar por tração dianteira ou traseira, permitindo assim uma fácil adaptação a qualquer realidade.

Outra novidade deste concept e que poderá vir a estar em futuros modelos da marca, é a direção do tipo by-wire. No fundo, este tipo de direção não tem qualquer ligação mecânica entre o volante e o eixo direcional. As vantagens, segundo a Lexus, estão numa maior precisão e no facto de ser possível filtrar as vibrações indesejadas.

No meio de tantas novidades, que tecnologia gostavas de ver no teu próximo Lexus?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 − 2 =