24 anos depois, a Fórmula 1 está de regresso a Portugal. Desta vez, a prova será realizada no sul do país, em Portimão. O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é assim o escolhido para receber a 12ª corrida do campeonato do mundo da principal prova de automobilismo, que irá decorrer entre os dias 23 e 25 de Outubro.

Mas se já se sabia que ia ser realizada (apesar de ainda não estar totalmente formalizada), a grande novidade relativamente a esta etapa, é o facto de vir a ter público. Depois de muito se especular e apesar de tudo indicar que deveria ser realizada sem a presença de público, a verdade é que os Portugueses poderão assistir presencialmente ao regresso da Fórmula 1 a Portugal. E apesar de ainda não haver informação sobre a lotação máxima permitida, a verdade é que já se sabem os preços dos bilhetes.

Segundo a informação divulgada pelo AIA, o preço dos bilhetes inicia-se nos 85 euros, podendo ser adquiridos no site oficial do Autódromo de Portimão. Para já, estão disponíveis 5.000 bilhetes, sendo que o mais caro chega aos 650 euros.

Depois de muito se ter esperado devido ao COVID-19, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 regressou com duas etapas disputadas na Áustria e uma outra na Hungria. A próxima etapa é em Inglaterra.

Silverstone, GP Grã-Bretanha31 Julho – 02 Agosto
Silverstone, GP Grã-Bretanha (70 anos F1)07 Agosto – 09 Agosto
Barcelona, GP Espanha14 Agosto – 16 Agosto
SPA-Francorchamps, GP Bélgica28 Agosto – 30 Agosto
Monza, GP Itália4 Setembro – 6 Setembro
Ferrari 1000 Mugello, GP Toscana11 Setembro – 13 Setembro
Sochi, GP Rússia25 Setembro – 27 Setembro
Nurburgring, GP Eifel9 Outubro – 11 Outubro
Portimão, GP Portugal23 Outubro – 25 Outubro
Imola, GP Emília-Romagna31 Outubro – 1 Novembro

Recordar Fórmula 1 em Portugal

É certo que está na memória de muita gente a passagem da Fórmula 1 em Portugal. No entanto, a geração mais nova, decerto que já não se lembrará.

No total, a prova rainha do desporto automóvel realizou-se no Autódromo do Estoril durante 13 anos. A primeira vez foi em 1984, tendo como vencedor o Francês Alain Prost, que estava aos comandos da McLaren-Tag / Porsche. Depois disso, o Francês venceu por mais duas vezes (86 e 87), tendo sido o piloto com mais vitórias no Autódromo do Estoril. O último Grande Prémio foi realizado em 1996, com o piloto Canadiano Jacques Villeneuve a ser o vencedor, aos comandos de um Williams-Renault.

Mas a história do Autódromo do Estoril é ainda maior. Foi em 1985, num dia muito chuvoso e de pista bem encharcada, que um dos melhores pilotos de sempre de Fórmula 1 celebrou a sua primeira vitória: o brasileiro Ayrton Senna. De salientar que nesse mesmo fim de semana, Ayrton Senna conseguiu também a sua primeira pole.

Em 1993, a prova em Portugal foi decisiva para o campeonato mundial de Fórmula 1, com Alain Prost a tornar-se tetracampeão de Fórmula 1.

De resto, o Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal (Estoril), sempre foi muito elogiado pelos pilotos, fosse pela inserção do autódromo junto da Serra de Sintra, fosse pela própria dificuldade do circuito.

Lamentavelmente, uma série de acontecimentos retirou o Grande Prémio a Portugal e, desde então, os amantes de Fórmula 1 anseiam pelo regresso da prova. Agora regressa, mas com um cenário diferente, mais a sul. Será que se vai manter?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fourteen + 8 =