O novo Volvo XC40 Recharge é o primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca no mercado nacional. Olhando a números, este modelo promete 408cv e 4,9 segundos para chegar aos 100km/h. No que diz respeito a autonomia, as medições WLTP apontam para 418km, enquanto que o carregamento de 80% da sua bateria demora 40 minutos a 150kW (carregamento rápido).

Este novo modelo irá estar disponível em duas versões diferentes, ambas com bastante equipamento de série e um conjunto de ofertas e propostas que, garante a Volvo, simplificam a utilização e a mobilidade. Para a versão Twin Plus deste Volvo XC40 Recharge, os preços iniciam-se nos 57.150,74€, enquanto que para a versão Twin Pro o preço ascende aos 61.106,42€.

No que diz respeito a equipamento de série, como sempre nos tem habituado, a Volvo conta com uma série de equipamento a nível de Segurança e Conectividade. No caso do equipamento de segurança, o XC40 Recharge conta com Slippery Road Alter, Lane Keeping Aid, City Safety, Blind Spot Information System, Hill Start Assist e Hill Descent Control. Já no que diz respeito a conectividade, o ecrã touchscreen de 9” integrado com o assistente da Google, assim como o carregamento de smartphone por indução e Volvo On Call já fazem parte do equipamento de série.

Volvo XC40 Recharge: segurança acima de tudo!

A ligação da marca sueca com a segurança automóvel já vem de há muito tempo. Por isso mesmo, com este novo modelo totalmente elétrico, a Volvo continua a insistir na segurança acima de tudo, tornando o Volvo XC40 Recharge um dos modelos mais seguros do mercado.

Apesar de ser construído com base nos excelentes níveis de segurança que o Volvo XC40 já apresentava, o XC40 Recharge apresenta uma estrutura frontal redesenhada e reforçada para se confrontar com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança da marca.

De forma a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo desenvolveu uma nova estrutura para proteger este elemento. Na prática, as baterias estão dentro de uma safety cage integrada na própria estrutura do automóvel, garantindo assim a integridade das baterias.

Outra característica que torna este modelo ainda mais seguro, é comum a todos os elétricos do mercado com as baterias colocadas no chão do carro. Esta localização de baterias permite que o centro de gravidade do XC40 Recharge seja agora mais baixo, aumentando assim a proteção contra capotamentos.

Mas não foi a frente apenas que foi reforçada: a retaguarda também o foi, isto de forma a obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine. Isto também é possível, graças à colocação do motor na traseira deste SUV.

Mas as melhorias de segurança não se ficam por leis da física ou por melhorias estruturais. O Volvo XC40 Recharge é o primeiro modelo da marca a estar equipado com a nova plataforma ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que inclui software desenvolvido pela Zenuity (uma empresa detida pela Volvo Cars e pela Veoneer). Na prática, esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos, que serão capazes e avaliar todas as condições de condução e proteger o condutor de perigos eminentes. Devido a estrutura que fica montada neste novo XC40 Recharge, este é um modelo que fica candidato a receber desenvolvimento adicionar que servirá de base para a introdução da condução autónoma nos veículos Volvo.

Na verdade, a implementação deste sistema ADAS fica bem mais simples neste modelo elétrico da Volvo, tudo graças ao facto de deixar de ser necessário contar com a grelha frontal com função de refrigeração. No lugar da típica grelha perfurada, está agora uma grelha frontal na cor da carroçaria, que permite o armazenamento dos sensores do novo sistema ADAS.

Para além da segurança, o espaço e a funcionalidade

Se por um lado a Volvo não abdica da segurança nos seus veículos, por outro tem vindo a apresentar os seus modelos cada vez mais espaçosos e funcionais. O XC40 Recharge não é exceção, mantendo todas as características que fazem deste um dos modelos de maior sucesso da história recente da marca sueca. Elegância e design escandinavo de simplicidade e estilo combinados com irrepreensível utilidade e funcionalidade.

“As raízes do design escandinavo são baseadas na clareza visual e na redução dos elementos. O XC40 é um excelente exemplo disso. O seu design arrojado é instantaneamente reconhecido e agora está ainda mais moderno na sua versão elétrica. Sem a necessidade de incluir uma grelha frontal, fomos capazes de criar uma frente ainda mais limpa e moderna enquanto a ausência de tubos de escape faz o mesmo na retaguarda. Este será o caminho que iremos seguir à medida que avançamos cada vez mais na eletrificação da gama.” Robin Page – Head of Design – Volvo Cars

O espaço interior deste veículo não é afetado na conversão para modelo elétrico. Isto graças ao facto de ter como base a plataforma CMA – compact modular architecture, desenhada a pensar na eletrificação. Esta plataforma, coloca o pack de baterias no solo do automóvel, garantindo assim que o espaço interior não é afetado. Ou seja, a funcionalidade, o espaço de bagagem e arrumação interior que tanto sucesso fizeram na apresentação do modelo XC40, continuam como características principais deste XC40 Recharge.

Mas este modelo até ganha um novo espaço de arrumação: uma bagageira frontal com 30 litros de capacidade. Este espaço é proporcionado pela ausência do motor de combustão na frente do veículo.

Um modelo elétrico onde a conectividade não foi esquecida

Com a entrada do XC40 Recharge, a Volvo aproveitou e redesenhou também o seu sistema de Infotainment.

Com base Android, este sistema oferece agora uma maior capacidade de personalização, ao mesmo tempo que está mais intuitiva e conta com novos serviços e tecnologias das Google.

A Volvo é assim a primeira marca a fazer uma parceria com a Google de forma a integrar um sistema de infotainment baseado em Android, onde se incluem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store. Este é o resultado de uma parceria entre a marca sueca e a gigante americana, uma relação que se tem construído nos últimos anos. No fundo, este sistema conta com uma integração completa com o Android Automotive OS, permitindo atualizações em tempo real como Google Maps e muitas outras aplicações do sector automóvel.

Para além desta parceria, a Volvo disponibiliza pela primeira vez para um veículo seu, atualizações OTA (over the air). Isto significa que este modelo irá receber atualizações sem necessidade de o cliente se deslocar ao concessionário ou ter que usar pens, sendo apenas necessária uma ligação à internet. Um sistema já visto nos modelos da Tesla, por exemplo.

Este XC40 Recharge é a prova da aposta da marca Sueca para o futuro. De relembrar que até 2030, a Volvo pretende que cada novo automóvel vendido seja exclusivamente elétrico, sendo que até lá pretende remover da sua gama todos os modelos com motor a combustão interna, onde se incluem os híbridos.

A chegada deste modelo faz-se acompanhar de um site informativo, onde é possível obter mais informações sobre o mesmo: Volvo XC40 Recharge Elétrico | Volvo Cars

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one + nineteen =