A História dos SUV vista pela SEAT

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Actualmente, a SEAT conta com três SUV no mercado: Ateca, Arona e Tarraco são os três modelos que a gama actual da SEAT disponibiliza, gama esta que foi iniciada em 2016. No entanto, a história dos SUV na marca espanhola já conta com mais de três décadas, com inúmeros concept cars que abriram o caminho para a gama actual.

“Proporções sólidas e desportivas, frente com personalidade atrevida e a atenção ao detalhe, em conjunto com os avanços tecnológicos atuais, são pontos comuns refletidos na gama atual” – Xavier
Villanueva, designer de exteriores da SEAT.

Numa viagem ao passado, vamos revisitar os vários modelos que inspiraram os SUV da SEAT que circulam actualmente na estradas.

De salientar que os modelos abaixo configuram o ADN dos SEAT Ateca, Arona e Tarraco, pelo que muitas das coisas que existem actualmente nesses modelos surgem a partir destes concept.

Os SUV são um mercado importante para a marca espanhola na Europa, sendo que representa mais de 40% das vendas da marca no velho continente.

SEAT Marbella Playa Concept

Foi em 1991 que a SEAT apresentou, no Salão de Frankfurt, o Marbella Playa Concept. No mesmo ano em que os Nirvana lançavam o seu sucesso “Smells like teen spirit”, a marca espanhola apresentava este concept com um estilo atrevido e em forma de pick-up. Mais alto, com uma grelha diferente da que equipava o Marbella, este concept estava idealizado para desfrutar do tempo livre e da natura. Para isso, contava com um motor de 40cv e um estilo 4×4.

“Destacavam-se as suas cores frescas e jovens, mas também os faróis de nevoeiro redondos colocados à frente” – Xavier Villanueva, designer de exteriores da SEAT

SEAT Salsa Emoción

Na mesma altura em que celebrava o 25º aniversário do seu Centro Técnico, a SEAT apresentava um modelo com uma maior altura ao solo (310mm em modo offroad), que começava a apontar à arquitectura futura dos SUV. Foi apresentado no Salão de Paris, com um motor de 250cv, o que lhe permitia enfrentar os desafios que lhe apareciam pela frente, nos mais diversos terrenos. Este concept já apresentava vários modos de condução, tal como a maior parte dos SUV de hoje em dia. No total, eram três modos de condução distintos (Off Road, Sport e Street), num sistema denominado de “Multi Driving Concept”

“Nele aparecem pela primeira vez as linhas tensas laterais, que evoluiriam no IBX para se tornarem mais próximas dos traços do SEAT Arona” – Xavier Villanueva, designer de exteriores da SEAT

SEAT Tribu

Em 2007, no ano em que Steve Jobs subiu ao palco para fazer a apresentação do primeiro iPhone, a SEAT aproveitava o Salão de Genebra para desvendar o Tribunal. Este foi o primeiro veículo a reunir todas as características de um SUV: estilo Off Road, maior altura ao solo e uma forma compacta. Do SEAT Salsa Emoción, transitaram os três modos de condução, ainda que agora fossem diferentes: Urban, Sport e Freerun. Neste modelo, já havia a preocupação de conjugar o carácter urbano com a essência 4×4.

““Podemos ver agora no Ateca os arcos das rodas mais quadrados e os gráficos triangulares nos farolins traseiros marcando um estilo que inspirou o SEAT Tarraco” – Xavier Villanueva, designer de exteriores da SEAT

20v20

O 20v20 foi o último SUV concept car que surgiu antes do lançamento da primeira unidade de série do SEAT Ateca. Também mostrado em Genebra, este modelo oferecia um desenho desportivo em estilo coupé, com uma vincada personalidade SUV. Mas a sua principal característica estava mesmo na conectividade, um atributo que é, aos dias de hoje, imprescindível nos automóveis actuais. O destaque ia para o Personal Drive, um dispositivo táctil em forma de moeda, que funcionava como sistema de navegação móvel e como controlo remoto para activar a climatização do automóvel.

“Era como levar o coração do carro no bolso” – Xavier Villanueva, designer de exteriores da SEAT

Altea Freetrack e Leon Cross Sport

Estes foram outros dois concepts da marca espanhola que ajudaram a traçar o caminho até aos SUV’s actuais. O primeiro foi lançado no Salão de Genebra em 207, representando o culminar dos Multi Driving. O segundo, surge em Frankfurt em 2015, combinando as prestações de um automóvel desportivo compacto com a versatilidade de um todo o terreno. 


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