Os planos de eletrificação dos modelos automóveis estão presentes em quase todas as marcas, e a SEAT não é exceção. Depois do Leon e-HYBRID, surge agora o SEAT Tarraco e-HYBRID, o primeiro SUV eletrificado da marca espanhola.

O modelo já aparecia na lista de opções da Seat, apresentando-se como uma proposta muito tentadora no segment em que se insere. Agora, essa posição sai reforçada com a introdução do sistema de propulsão híbrida plug-in, que irá ajudar este grande SUV a diferenciar-se do mercado. Com o Seat Tarraco e-HYBRID, surge também uma oferta mais equilibrada entre a dinâmica e a eficiência.

“O Seat Tarraco e-HYBRID é um modelo importante na nossa gama ao surgir como o segundo veículo com tecnologia híbrida plug-in da marca SEAT. A introdução da tecnologia híbrida plug-in no Tarraco permite à SEAT propor um modelo mais eficiente, o que nos leva a acreditar que 25% dos Tarraco vendidos este ano serão PHEV.”, Wayne Griffiths, Presidente da Seat e Cupra.

Este modelo foi desenhado e desenvolvido em Barcelona (Martorell) na sede da Seat, enquanto que a produção irá ser em Wolfsburg. Disponível com cinco lugares e com tração dianteira, o Tarraco e-Hybrid começa a ser entregue na Europa ainda este mês.

Motor e chassis

“A ambição da SEAT no sentido de eletrificar a sua gama materializa-se no casamento da combustão interna com a eletrificação, propondo veículos como o SEAT Tarraco e-HYBRID. Prova que a tecnologia sofisticada na propulsão consegue tornar eficientes até os veículos maiores, mantendo-os atraentes e relevantes num mercado cada vez mais influenciado pelas causas ambientais.”, Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo para a Pesquisa e Desenvolvimento na SEAT. 

Por baixo do capot do Tarraco e-Hybrid, está a sofisticada tecnologia híbrida que junta um motor a gasolina 1.4TSI de 150cv e um motor elétrico de 85kW (115cv), associados a uma caixa DSG de seis velocidades com transmissão dianteira, que em conjunto entregam 180kW/245cv e 400Nm de binário.

A bateria de iões de lítio usada neste modelo é de 13kWh e encontra-se colocada em posição baixa na metade traseira do SUV, permitindo assim uma melhor distribuição de peso pelas quatro rodas.

A versão híbrida plug-in assegura um alcance de 49km (WLTP) recorrendo apenas à energia que é armazenada na bateria, permitindo assim melhorar a eficiência deste modelo. A bateria será sem dúvida um grande apoio para a condução em cidade mas, no entanto, este Seat Tarraco e-Hybrid pode circular com apoio da bateria até aos 140km/h. Em autonomia combinada (gasolina e elétrico), o Tarraco e-Hybrid será capaz de percorrer até 730km sem necessidade de reabastecimento. 

Para recarregar a bateria, poderá contar com 3,5 horas quando ligado a uma wallbox de 3.6kW, ou então 5 horas ligado a uma tomada doméstica de 2.3kW.

No que diz respeito ao chassis, o Tarraco e-Hybrid recebe uma estrutura MacPherson à frente e elementos multibraços atrás, além de contar com direção progressiva com assistência elétrica, garantindo assim uma condução envolvente.

Os já normais modos de seleção de condução estão presentes neste Tarraco e-Hybrid. É possível escolher, através de um comando rotativo, entre Eco, Normal, Sport e Individual, alterando assim a condução e o comportamento do veículo de forma a ajudar-se às diferentes condições e exigências do condutor. No modo individual, o condutor pode optar por uma série de opções diferentes, permitindo assim um modo de condução totalmente customizado e ao seu gosto.

Para podermos aproveitar a dinâmica do chassis, este SUV apresenta números bastante interessantes: velocidade máxima de 205km/h, fazendo 7.5 segundos dos 0 aos 100km/h. Entre os dois sistemas (gasolina e elétrico), as emissões de CO2 situam-se entre os 37 e as 47 g/km, enquanto que os consumos ficam entre os 1.6 e os 2.1 litros por cada 100km. Claro que estes números são de acordo com os testes oficiais da marca, esperando-se consumos mais elevados quando houver necessidade de recorrer ao motor a gasolina, e até mesmo consumo 0 quando circulamos de bateria carregada dentro da cidade.

Exterior e Interior do Tarraco e-Hybrid

O design mantém as mesmas linhas que foram aplicadas no Tarraco desde o seu lançamento, com as versões Style, Xcellence e FR a permitirem que os clientes possam ajustar as especificações do veículo às suas necessidades e preferências. No entanto, existem alguns detalhes que indicam que este é um Tarraco diferente, como é o caso da legenda e-Hybrid na traseira.

No interior, o design mantém-se exatamente o mesmo, garantindo a sensação de espaço, segurança e um elevado nível de qualidade. Também no interior são pequenos detalhes que mostram que estamos na presença do Tarraco e-Hybrid, como é o caso de dois botões específicos para modos de condução (e-Mode e s-Boost), assim como um novo desenho no seletor da caixa de velocidades.

O facto de ser um SUV, permitiu à Seat incluir os elementos da plataforma híbrida sem afetar o sentido prático do modelo. Disponível apenas com 5 lugares, o Tarraco e-Hybrid conta com uma bagageira de 610 litros.

Conectividade e Digitalização

À medida que tudo vai evoluindo à nossa volta, uma coisa que é certa é a importância que o mundo digital ganha no nosso dia a dia, principalmente à necessidade de permanecermos conectados a todo o momento, incluindo quando estamos ao volante. De forma a garantir a segurança a bordo, e tal como muitos modelos já o fazem, também o Seat Tarraco e-Hybrid conta com uma série de ferramentas integradas que nos permitem trazer para bordo a nossa vida digital.

Para além disso, o sistema e-Hybrid o Seat Tarraco amplia a relação entre o veículo e o utilizador, sendo que a app Seat Connect um painel de controlo. A aplicação pode ser simplesmente instalada nos nossos smartphones, garantindo assim o controlo remoto sobre uma vasta série de funções que ajudam a maximizar a diversão, mas também a melhorar a segurança.

Fora do veículo, a app Seat Connect é um livro aberto sobre o Seat Tarraco e-Hybrid. Informação sobre condução, local de estacionamento, estado de veículo (incluindo portas e luzes), ajuste de alertas de velocidade, alertas anti-roubo, abertura/fecho de portas remotamente e sinais sonoros ou luminosos à distância, são as funcionalidades que se podem encontram na aplicação para o Tarraco. No entanto, e dada a inclusão do sistema híbrido, surgem agora novas funcionalidades possíveis: controlo remoto do processo de carga, ajuste do ar condicionado, regulação dos horários de partidas. 

No que diz respeito a regular o ar condicionado, é possível pré-aquecer/arrefecer o veículo até 30 minutos com o sistema a funcionar entre os 15 e os 22 graus.

No interior do veículo, o sistema de infotainment conta com um ecrã de 9.2”, procurando garantir uma experiência de utilização muito precisa, não só pela sua disposição e dos acessos ao sistema, mas também porque conta com controlos de voz que simplificam a interação do utilizador.

Segurança

O maior SUV da marca, agora com uma consciência mais eficiente e ambiental, mantém a aproximação do construtor a um melhor patamar de segurança. O SEAT Tarraco e-HYBRID integra um vasto leque de sofisticadas assistências à condução e de conveniência que permite que se mantenha seguro, estável e confortável independentemente de enfrentar a selva urbana ou uma viagem mais épica.

Sistemas já bem conhecidos, como o Cruise Control Adaptativo e o Assistente de Estacionamento, permitem ao condutor ver mais à frente ou encaixar o Tarraco no lugar certo no final da viagem.

Sistemas adicionais como o Assistente de Faixa ou o Front Assist, que inclui a deteção de peões e de bicicletas, fazem parte do equipamento de série e podem ser complementados com outras tecnologias de segurança como a de Deteção de Ângulo Morto, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Engarrafamentos.

A lista de dispositivos disponíveis prossegue com o Assistente de Emergência, Pre-Crash Assist, Assistente de Capotamento e eCall, fazendo do SEAT Tarraco e-HYBRID um automóvel ainda mais capaz de corresponder aos mais exigentes padrões de segurança.

O Assistente de Emergência deteta a inação do condutor atrás do volante e aplica dois suaves toques de travão para o alertar. Se continuar a não haver reação, o sistema, automaticamente, abranda o veículo até à paragem completa.

O Pre-Crash Assist está desenvolvido para preparar o veículo e os seus ocupantes para uma colisão iminente. Os sistemas a bordo ativam-se em conjunto para que os cintos de segurança dianteiros sejam pré-tencionados, as janelas e teto de abrir encerrados e as luzes de emergência ativadas; tudo para mitigar as consequências de um potencial acidente ativando-se em apenas 0.2 segundos de forma a maximizar a eficácia.

O Assistente de Capotamento atua na sequência deste sistema, já que, em caso de acidente, o veículo efetua uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, ativa as luzes de perigo e atua ao nível da ventilação e de outras funções.

O SEAT Tarraco e-HYBRID herda as capacidades do grande SUV e todas as suas imensas conveniências no acompanhamento da vida diária, incluindo uma série de capacidades que tornam o quotidiano mais fácil. Para os que gostam de atrelar outros veículos, o Assistente de Atrelado
ajuda o condutor nas manobras de marcha-atrás e de estacionamento. A imagem da câmara de marcha-atrás é usada para ajudar a colocar o atrelado na exata posição pretendida.

E é muito simples de utilizar. O condutor precisa apenas de selecionar a marcha-atrás, de pressionar o botão da ajuda de estacionamento e de recorrer ao comando de regulação dos espelhos para direcionar o movimento do atrelado, bastando-lhe controlar o acelerador e os travões, sendo que o sistema trata dos restantes cálculos.

Junte-se a isto o sistema de Aquecimento em Estacionamento, que permite aquecer o motor e o habitáculo de forma mais rápida em climas extremamente frios, e o acesso sem chave Kessy e o SEAT Tarraco e-HYBRID tem garantidos os melhores padrões de versatilidade.

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