A Volvo Cars revelou recentemente ter aderido à Ellen MacArthur Foundation. Esta adesão insere-se nos objetivos da empresa em conseguir aplicar princípios circulares capazes de responder às ambições climáticas já definidas. Recorde-se que uma empresa circular, é aquela que é capaz de manter os produtos e os componentes em utilização por mais tempo, minimizando assim a necessidade de produzir novos materiais e de extrair recursos finitos com vista à eliminação do desperdício.

A Ellen MacArthur Foundation tem como objetivo principal inspirar empresas, instituições académicas, legisladores e outras instituições para mobilizar soluções de sistemas circulares à escala global.

Ao fazer parte da maior rede mundial de parceiros defensora destes princípios económicos, a Volvo Cars pretende acelerar a transição para uma economia circular.

Volvo como empresa circular

A Volvo Cars anunciou que pretende afastar-se de uma economia linear e aplicar princípios circulares capazes de responder às ambições climáticas já definidas, garantindo uma disponibilidade futura de materiais, o uso eficiente de matérias-primas e as melhores práticas de gestão de resíduos.

A estratégia para a transformação inclui:

  • Utilizar 25% de materiais reciclados e de base biológica nos automóveis até 2025 com opções mais sustentáveis selecionando materiais como couro e madeira
  • Minimizar o desperdício, reduzindo desde já o desperdício da produção em 15% até 2021
  • Reter o valor dos componentes, através da reutilização e recondicionamento de peças
  • Desenvolver novos negócios e oportunidades que otimizam o uso eficiente do ciclo de vida dos produtos e das componentes

A Volvo Cars pretende tornar-se numa empresa totalmente circular em 2040.

Para isso definiu as seguintes metas:

  • Até 2025: reduzir o máximo possível de emissões de CO2 e de custos dos produtos e serviços atuais
  • Até 2040:  desenvolver uma nova geração de produtos, serviços e processos capazes de gerar negócio circular

“A Sustentabilidade é tão importante para a empresa como a segurança – e queremos atingir para a sustentabilidade a mesma reputação que temos na segurança. Isto fará a nossa empresa mais forte.” – Håkan Samuelsson, Chief Executive – Volvo Cars

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − 18 =